sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Wabi Sabi
Estas obras antigas ( na entrada da Pousada São Francisco de Paula - Ouro Preto MG) do Monge Tabajara Bushi expressam bem a característica Wabi Sabi de sua obra. Como prometi antes, aqui vai alguma informação sobre este conceito de estética japonesa, que consideramos encontrar , de certa forma, nos trabalhos do Monge escultor. Quem não concorda, tudo bem, isto é apenas uma opinião pessoal de alguns admiradores das obras do artista.
Abaixo seguem algumas informações, editadas por mim, sobre o Wabi Sabi.
: é um conceito estético japonês centrado na aceitação dos ensinamentos budistas da Transitoriedade . Nele a estética é muitas vezes descrita como uma beleza "imperfeita, impermanente e incompleta".
As características do wabi-sabi incluem assimetria, aspereza (rugosidade ou irregularidade), simplicidade e a valorização da integridade natural de objetos e processos.Depois de séculos incorporando influências artísticas e budistas chinesas, o Wabi-Sabi é a evolução para um ideal de beleza genuinamente japones. Nos livros de arte, costuma ser definido como "a beleza imperfeita"."Wabi-sabi é o traço mais proeminente e característico de beleza tradicional japonesa e ocupa aproximadamente a mesma Importância em valores estéticos que os ideais gregos de beleza e perfeição ocupam no Ocidente. O conceito de Wabi-Sabi se baseia em tudo o que é autêntico, reconhecendo três simples realidades:. nada dura, nada está acabado, e nada é perfeito "
O significado das palavras wabi e sabi é amplo e não se traduzem facilmente. Wabi conota simplicidade rústica e pode ser aplicado a objetos naturais ou artificiais. Também se referem a peculiaridades que acrescentam exclusividade e elegância ao objeto. Sabi é a beleza ou a serenidade que vem com a idade, quando a vida útil do objeto e sua impermanência são evidenciados em sua pintura desgastada , ou em quaisquer reparos visíveis. Resumidamente, Wabi é o tipo de beleza que é causada pelo tipo certo de imperfeição, e Sabi é o tipo de beleza que só vem com a idade.
No Budismo esta visão de mundo representa a transcendência para uma vida mais simples. E o Wabi Sabi pode ser sintetizado como a representação material do Zen Budismo.
Apesar dos conceitos do Wabi sabi serem religiosos em sua origem, o uso desse termo em japonês é muito casual no dia a dia, caracterizando também um estilo de vida.
fonte: http://jardimoriental.blogspot.com.br/2012/03/wabi-sabi.html
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Jizo Bosatsu com seu cajado e anéis
O cajado com seis anéis do Jizo Bosatsu significa o despertar das ilusões. A foto é do próprio artista, Tabajara Bushi, que desejou mostrar esta bonita mensagem da sua obra.
Assinar:
Postagens (Atom)