quinta-feira, 18 de julho de 2013
Obras do Tabajara e o Barroco em Minas Gerais
Especialista compara a obra do Tabajara
com fase do Barroco em Minas Gerais
Por Maria Pignata
“ É possível identificar semelhanças entre as obras do escultor e Monge Zen Tabajara Shokan com a trajetória do Barroco em Minas Gerais”. A comparação foi feita pela economista e mestra em Economia e Técnicas de Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Ambiental, pelo Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (Itália) e na Universidade de Nova Goriza, da Eslovênia, Raquel Castro.
Ela explica que , com a pedra sabão, que é o material usado atualmente pelo Monge Tabajara, muitos dos artistas da época do Barroco fizeram uma releitura dos modelos europeus, em particular as obras sacras, “assim como o Tabajara faz hoje com as escultura budistas”.
“ O Barroco no Brasil foi formado por uma complexa teia de influências européias e locais, embora em geral, coloridas pela interpretação portuguesa do estilo. É preciso lembrar que o contexto econômico em que o Barroco se desenvolveu na Colônia era completamente diverso daquele que lhe dava origem na Europa. As obras do Tabajara Shokan misturam influências orientais e locais, também em um contexto econômico diverso”, escreveu Raquel, em seu trabalho de conclusão de curso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário