quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
O Buda e a cruz suástica
Este Buda em Zazen em pedra sabão amarela tem cerca de 30 centímetros de altura e 17 centímetros de largura em sua base. Deve pesar cerca de 8 quilos. Desta vez, o monge escultor Tabajara Bushi usou duas pequenas ametistas, uma cravada na testa do Buda e outra na auréola em formato de flor de lótus, esta última também em pedra sabão. Outro detalhe da escultura é a exposição da suástica budista. A cruz suástica invertida talhada no peito do Buda (em japonês manji) representa o cabelo do peito do Buda que gira para transmitir sabedoria, compaixão e bem aventurança. Segundo um texto do Monge Zen Paulo Gain ( falecido há cerca de seis anos), há uma interessante curiosidade da lenda hindu sobre a suástica budista. Dizia-se que, " se no futuro, os seres humanos se apropriassem desse símbolo e o representassem invertido, ele iria gerar destruição e morte.Com efeito , este símbolo invertido foi usado pelo imperador Mongol Gengis Khan e pelos nazistas, muitos séculos após a sua criação." O fato é que a suástica budista gira sempre para o lado antihorário.
O Monge Tabajara Busshi trabalha exclusivamente entalhando Budas em pedra sabão e, algumas vezes, em mármore. Ele imprime em suas obras um estilo próprio, transmitindo em cada um de seus trabalhos todos ensinamentos zen recebidos ao longo dos seus cerca de 12 anos de prática budista. Hoje, recebemos em Ouro Preto, uma praticante do Dojo Zen de Paris, que percebeu o que amigos do Monge Tabajara vem falando sobre a sua obra. " É como se os Budas de pedra estivessem vivos , transmitindo toda aquela prática de zazen"
Tabajara começou a trabalhar em 1998 fazendo pés do Buda, também em pedra sabão, no Mosteiro Zen Serra do Trovão em Lavras Nova - MG, atualmente desativado. O trabalho servia também para angariar recursos para a prática budista daquele mosteiro. Atualmente o monge escultor, mora e trabalha em parceria com outros artistas em Cachoeira do Campo - Ouro Preto. MG.
Contato pelo telefone:
31 - 35513456
93686254
(Maria Keizan)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário